Ribeirão Preto

Ribeirão Preto é um importante polo regional, composto por mais de 80 municípios e uma população de cerca de 4 milhões de pessoas. Uma cidade inesquecível, localizada a 300 km da capital paulista é referência em turismo de negócios e de eventos. Eleita a Capital Brasileira da Cultura em 2010, Ribeirão Preto oferece a seus visitantes as mais variadas opções culturais, com a qualidade que o Brasil reconhece. Uma delas é o RIBEIRÃO INTERNACIONAL DANCE FESTIVAL.


Em Ribeirão Preto, o visitante conta com uma completa rede hoteleira a sua disposição, pronta para recebê-lo com total conforto e qualidade em qualquer época do ano. A gastronomia é de qualidade internacional e sua vida noturna agitada. Opções de bares, restaurantes e entretenimento para todos os gostos. Aqui você encontra o chopp mais famoso do Brasil. Uma cidade marcada pela atuação de artistas plásticos de renome, como Bassano Vaccarini, Odila Mestriner, Pedro Manuel Gismondi, Leonello Berti e Francisco Amêndola. 
Opções e oportunidades não irão faltar na sua participação no RIBEIRÃO INTERNACIONAL DANCE FESTIVAL 2019.
Alguns atrativos que vale a pena serem visitados:


FEIRA DE ARTESANATO DA PRAÇA DAS BANDEIRAS
Tem mais de 30 anos de atividades e foi criada com o objetivo de incentivar a arte na cidade de Ribeirão Preto. No início de suas atividades a feira funcionava diariamente e contava com uma média de 150 artesãos ocupando grande parte da Praça da Bandeira. Em 2009, a Feira foi reestruturada e transferida para o ponto de estacionamento da praça que foi reformado e adaptado para essa nova localização dos artesãos: Rua Américo Brasilense, esquina com a rua Tibiriçá, no centro de Ribeirão Preto.


MERCADO MUNICIPAL
Com 115 anos de existência, o Mercadão Municipal tem um público fiel. Lá são comercializados os mais variados tipos de produtos em seus mais de 150 boxes. Muitos desses boxes são tradicionais e passam de geração para geração. Visite o Mercado Municipal e conheça um pouco da história ribeirão-pretana. Rua São Sebastião, 130 , no centro da cidade.


SANTUÁRIO DAS SETE CAPELAS
Localizado no Morro de São Bento, a 200 metros do Teatro, o Santuário, idealizado por monges beneditinos, abriga sete capelas, cada uma, dedicada a um santo padroeiro. As capelas ficam dispostas em um semicírculo, todas voltadas para o centro, incrustradas em uma pedreira, ficando assim, protegidas pela rocha. A primeira a ser construída foi a de Nossa Senhora das Graças (1948). Seguiram-se então, a de São Judas Tadeu (1951), Nossa Senhora Aparecida e Santa Terezinha (1954), São Jorge (1955), e encerrando o santuário, as capelas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e da escadaria (capela da Penitência). Praça Alto de São Bento, s/nº.


TEATRO PEDRO II
É o segundo maior teatro de ópera do país em capacidade de público. O Pedro II fica atrás apenas do Teatro Municipal de São Paulo. Foi totalmente restaurado e teve a cúpula metálica da plateia principal reconstruída e a caixa cênica rebaixada em seis metros. Foi criado um subsolo com mais dois níveis: espaços para serviços de apoio artístico, oficina de cenário, carpintaria e almoxarifado técnico. O prédio também possui um teatro de câmara no subsolo com capacidade para 200 pessoas, uma sala com infraestrutura para ensaios de balé, além de modernos recursos, como mecânica cênica e infraestrutura de serviços, como elevadores especiais, painéis acústicos, sistema computadorizado de iluminação e de climatização, camarins e mecanismos de combate a incêndio. O projeto da cúpula foi assinado por Tomie Ohtake. Para cobri-la foram feitas duas cúpulas de gesso estrutural, uma delas recortada. Entre elas foram afixadas lâmpadas especiais, que fazem varar luz por entre os recortes, criando um efeito escultural. Um lustre de cristal de 1.400 quilos, com 2,70 metros de altura por 2,2 metros de largura completa a obra. O foyer, também conhecido como Sala dos Espelhos, comporta três lustres de cristal em estilo art déco. Das seis fiadas de espelhos que recobrem as paredes, três foram preservadas e restauradas por serem de cristal bisotê italiano. As demais permanecem em vidro nacional, como à época da construção do teatro. Uma descoberta na Sala dos Espelhos foi a da extinta técnica do spolvero - considerada uma raridade arquitetônica - na pintura decorativa que emoldura todo o espaço.  


TEMPERO BRASILEIRO
Com 24 anos de tradição em bom atendimento e bem servir, o Tempero Brasileiro está localizado (exclusivamente) em Ribeirão Preto, com quatro unidades que oferecem o melhor da culinária, em ambiente aconchegante e informal. Nas unidades Centro e Nove de Julho, serve-se somente almoço no sistema Self-Service, com buffet completo composto por saladas, antepastos, frutas, frios, pratos quentes e frios, grelhados e sobremesas com grande variedade de aromas e sabores que atendem a todos os gostos. Nas unidades no Ribeirão Shopping, Shopping Santa Úrsula e Shopping Iguatemi servimos almoço e jantar oferecendo diversos pratos no sistema 'Fast Food' , com cardápio variado de pratos prontos, destacando-se a linha de 'Grelhados Premium'  com opção de escolha dos seus acompanhamentos. O maior diferencial do Tempero Brasileiro é ter como filosofia a satisfação de seus clientes. Confira os endereços AQUI.

CHOPPERIA PINGUIM
Localizada em prédio histórico e tombado, ao lado do tradicional Theatro Pedro II, a casa mostra um pouco do ambiente dos anos 30, quando Ribeirão Preto começou a criar a imagem de uma das capitais brasileiras do chopp. Pé direito alto, cores aconchegantes, lustres personalizados e o piso xadrez, em preto e branco, são algumas das características da choperia do Centro. Além disso, a textura das pilastras, as cores, ocre e creme, as grades de época e a utilização de barris decorativos, reforçam ainda mais o ambiente da época em que o Pinguim foi inaugurado, assim como um vitrô com elementos inspirados no trabalho do arquiteto americano Frank Lloyd Wright. O antigo também se integra com o novo já que o Pingüim Centro conta com cinco televisores para que os clientes possam assistir desde shows a transmissões esportivas. A casa, com capacidade para pouco mais de 300 pessoas sentadas, tem como destaque quatro sofás diferenciados que funcionam como áreas de ‘estar’ para pequenos grupos. Fica na Rua General Osório, 389, no centro de Ribeirão Preto.

Outros roteiros podem ser conferidos AQUI.