Regulamento


OBJETIVO
Aproximar coreógrafos, dançarinos, bailarinos, criadores, pesquisadores, acadêmicos, fazedores, pensadores, estudantes e provocadores culturais dispostos a dialogar, analisar, aprender, trocar, ver, ouvir e perceber. Dessa forma, estimular e valorizar as danças através de exibições e confraternizações entre bailarinos, dançarinos, coreógrafos, cias. e grupos de dança, oferecendo à eles a oportunidade de exibir seus trabalhos, ter seus momentos e realizarem seus espetáculos incentivando dessa forma a troca de experiências entre antigos e novos talentos mantendo vivo um notável espaço para expressar essa arte. 

ESSA É A MISSÃO PRINCIPAL DO FESTIVAL.

AS CATEGORIAS 
O enquadramento em cada CATEGORIA será pela MÉDIA DA IDADE DE SEUS COMPONENTES, sendo elas: BABY CLASS: de 4 a 5 anos e 11 meses; INFANTIL: de 6 a 8 anos e 11 meses; INFANTIL 1: de 9 a 10 anos e 11 meses; JUVENIL BÁSICO: de 11 a 13 anos e 11 meses; JUVENIL AVANÇADO: de 14 a 17 anos e 11 meses; ADULTO: de 18 a 49 anos e 11 meses; SÊNIOR: acima de 50 anos e MOSTRA: Livre para todas as idades.

A CATEGORIA SERÁ DEFINIDA PELA IDADE QUE O BAILARINO(A) E OU DANÇARINO(A) TIVER NA DATA DE SUA APRESENTAÇÃO. PARA COREOGRAFIAS DE CONJUNTOS SERÁ PERMITIDA A TOLERÂNCIA MÁXIMA DE ATÉ 30% DO TOTAL DE INTEGRANTES QUE POSSUÍREM IDADE SUPERIOR OU INFERIOR À CATEGORIA EM QUE A COREOGRAFIA FOI INSCRITA. NO CASO DE ULTRAPASSAR ESTA TOLERÂNCIA, A COREOGRAFIA SERÁ ENQUADRADA NUMA CATEGORIA SUPERIOR OU INFERIOR PELO SISTEMA INFORMATIZADO.

ATENÇÃO: Solos, Duos, Trios, Pas de Deux, Gran Pas de Deux, Pas de Trois e Pas de Quatre devem ser inscritos separadamente por categoria (por exemplo: Tipo: Solo + Categoria; Tipo: Duo + Categoria, Tipo Trio + Categoria, Tipo Pas de Deux + categoria, etc.) e também serão analisados separadamente pela banca de jurados, mas para a premiação geral não haverá distinção entre masculinos e/ou femininos. Os dançarinos e bailarinos participantes só poderão serem inscritos em até 06 (seis) conjuntos; 05 (cinco) trios; 04 (quatro) duos e 03 (três) solos - sendo eles masculino e/ou feminino -, 02 (dois) Pas de Deux, 02 (dois) Gran Pas de Deux, 02 (dois) Pas de Trois e  02 (dois) Pas de Quatre.

ISSO É VÁLIDO PARA TODAS AS CATEGORIAS

AS MODALIDADES
O RIBEIRÃO INTERNACIONAL DANCE FESTIVAL 2020 receberá trabalhos coreográficos das seguintes MODALIDADES
1) CLÁSSICO DE REPERTÓRIO - será permitindo adaptação coreográfica, desde que não comprometa a fidelidade à obra.
2) CLÁSSICO LIVRE - coreografias criadas e/ou remontadas que não pertençam à modalidade repertório.
3) NEOCLÁSSICO - coreografias de cunho autoral ou remontagem, inspiradas pelos movimentos e estética do ballet clássico. O uso de 'pontas' é opcional.
4) DANÇA MODERNA - que adotem técnicas das escolas modernas e seus pioneiros.
5) DANÇA CONTEMPORÂNEA - todas as formas de dança que adotem conceitos da    pós-modernidade.
6) LIVRE - que englobem vários estilos e não se enquadrem em nenhuma modalidade.
7) JAZZ DANCE - estruturadas na técnica jazz dance.
8) MUSICAL JAZZ - dança e técnica baseada nos musicais da Broadway.
9) SAPATEADO AMERICANO - esbanjando ritmos sincopados e movimentos com o corpo todo, moldando-a para o estilo próprio de cada executor.
10) SAPATEADO IRLANDÊS - forma irlandesa de sapateado - também chamada de Irish Tap Dance - cuja técnica concentra-se apenas nos pés.
11) STREET DANCE - originária dos movimentos de rua, variantes do break, funk e hip-hop.
12) GOSPEL - valores bíblicos direcionam o figurino, os temas coreografados e/ou até a forma de dançar. Só é julgada em separado.
13) DANÇAS ÁRABES - técnicas específicas de dança dos países Árabes.
14) DANÇAS SOCIAIS - fundamentada nos estilos e técnicas das danças de salão.
15) FLAMENCO - dança cujas origens são associadas principalmente à região da Andaluzia, na Espanha, um dos símbolos mais tradicionais da cultura espanhola.
16) FOLCLÓRICAS - caracterizadas por um conjunto de danças sociais, peculiares de cada país e/ou estado brasileiro e originárias de antigos rituais mágicos e/ou religiosos.
17) DANÇA INCLUSIVA - possibilita trabalhar com os portadores de necessidades especiais aspectos como a criatividade, musicalidade, socialização e o conhecimento da atividade em si, contribuindo assim, na consciência corporal, comunicação, bem-estar, entre outros benefícios. Os seis sentidos utilizados na dança: TÁTIL - sentir os movimentos e seus benefícios para seu corpo. VISUAL - ver os movimentos e transformá-los em atos. AUDITIVO – ouvir a música e dominar o seu ritmo. AFETIVO - emoções e sentimentos transpostos na coreografia. COGNITIVO - raciocínio, ritmo, coordenação. MOTOR - Esquema corporal. As atividades propostas visam o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade.

TEMPO MÁXIMO DE DURAÇÃO DAS COREOGRAFIAS
Solo de Repertório: tempo da obra / Solos de outras modalidades: até 4 min / Duos: até 5 min / Trios: até 6 min / Pas de Deux Livre: até 5 min / Pas de Trois: até 6 min / Gran Pas de Deux Repertório: tempo da obra / Cias. Grupos e Conjuntos: até 7 min. 

OBSERVAÇÃOO partner poderá optar por atuar apenas como acompanhante(ou coadjuvante). Para esta opção, NÃO CONCORRE E NEM SERÁ AVALIADO PELA BANCA DE JURADOS. Poderá também participar em categorias diferentes da sua idade, acompanhando um ou mais concorrentes do mesmo grupo ou escola em categorias diferentes, mas não poderá acompanhar concorrentes de outros grupos ou escolas.

AS INSCRIÇÕES
As inscrições somente serão aceitas se feitas via site oficial - www.dancerp.com - com o preenchimento online e completo da ficha de inscrição. Para se inscrever é necessário observar os seguintes tópicos:

O 1º Lote de inscrições termina quando for atingido o número de 70 coreografias inscritas, ou até a data limite (com até 40% de desconto no valor da inscrição) e o recolhimento das taxas de inscrição até 48h após a data limite. (10 de fevereiro de 2020) As inscrições feitas nesse lote poderão escolher a data de apresentação.
O 2º Lote de inscrições termina quando for atingido o número de 140 coreografias inscritas, ou até a data limite (com até 28% de desconto no valor da inscrição) e o recolhimento das taxas de inscrição até 48h após a data limite. (10 de março de 2020) As inscrições feitas nesse lote poderão escolher a data de apresentação.
O 3º Lote de inscrições termina quando for atingido o número de 210 coreografias inscritas, ou até a data limite (com até 13% de desconto no valor da inscrição) e o recolhimento das taxas de inscrição até 48h após a data limite. (10 de abril de 2020) As inscrições feitas nesse lote terão o dia da apresentação definido pela Curadoria.
O 4º Lote de inscrições termina quando for atingido o número de 280 coreografias inscritas, ou até a data limite (com até 13% de desconto no valor da inscrição) e o recolhimento das taxas de inscrição até 48h após a data limite. (10 de maio de 2020) As inscrições feitas nesse lote terão o dia da apresentação definido pela Curadoria.

NÃO HAVERÁ, EM NENHUMA HIPÓTESE, O ACEITE DE INSCRIÇÕES QUE NÃO SEJAM AS INSCRITAS DIRETAMENTE PELO SITE OFICIAL

TAXAS DE INSCRIÇÃO
Confira os custos de cada fase nas imagens abaixo: 

(Clique na imagem para aumentá-la)

Cada delegação poderá ter um DIRETOR RESPONSÁVEL, até 05 (cinco) APOIOS TÉCNICOS (R$ 60,00 cada) e até 03 ACOMPANHANTES (R$ 80,00 cada). O Diretor Responsável e 02 (dois) Apoios Técnicos serão isentos por delegação. Os APOIOS TÉCNICOS são coreógrafos, cenotécnicos, ensaiadores, maquiadores e auxiliares; ou seja qualquer participante que tenha a função de dar suporte técnico e artístico ao grupo e/ou escola nas suas apresentações. Estes devem necessariamente se fazer presentes nos bastidores dos ensaios de palco e das apresentações. Os ACOMPANHANTES não fazem parte da equipe técnica e não poderão estar presente no backstage, nem nos camarins, nem nos ensaios de palco ou no House Mix (cabine de controle de som e luz).

ATENÇÃO: O recolhimento de taxas de inscrição deve acontecer EM ATÉ 48 HORAS após o envio online da ficha de inscrição e a inscrição só será validada após o recebimento do comprovante de depósito bancário via e-mail - confirme@bravocultural.com -, ou via SMS em imagem escaneada e/ou fotografada.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
1.) Os valores referentes às inscrições deverão ser depositados no BANCO DO BRASILagência 6658-3conta corrente 17847-0em favor de OLGA T. BRABO. Em caso de transferência eletrônica, o CPF é 295.114.618-34; 2.) Se caso houver desistência após a inscrição efetuada, os valores referentes às taxas já depositadas não serão devolvidos, mas podem ser objeto de pagamento de outra coreografia de igual ou menor número de participantes; 3.) Caso o depósito não for efetuado dentro do prazo limite, ele automaticamente será reajustado pelo sistema informatizado gestor do festival, passando dessa forma a valer os novos valores em conformidade com o lote subsequente; 4.) No caso de isenção relativa a créditos de premiações anteriores em festivais promovidos pela Bravo Cultural, os valores para efeito das inscrições serão correspondentes aos do 4º lote, ou seja sem descontos; 5.) Se necessário for, o grupo, cia. de dança e/ou bailarino participante da Mostra Competitiva deverá pagar uma taxa de R$ 10,00 por coreografia inscrita referente ao ECAD, que será recolhida no local do evento. Mas isso só ocorrerá se se houver comunicação prévia do ECAD; 6.) Os comprovantes de depósitos (imagem e ou foto) devem ser enviados para o e-mail confirme@bravocultural.com e/ou em imagem via SMS ou whatsApp.

RECONHECIMENTO DE PALCO
Cada grupo participante receberá a grade de reconhecimento de palco e o cronograma de ensaios até o dia 5 de junho de 2019. O reconhecimento de palco - marcação e ensaios - vai ocorrer das 10h às 16h30, nas manhãs e tardes em que antecedem as noites da Mostra Competitiva, segundo cronograma estipulado pela Curadoria do evento no palco. O tempo previsto para o Reconhecimento de Palco será a soma dos tempos das músicas das coreografias de cada grupo, acrescidos de 20 segundos de cada coreografia e mais 2 minutos para entrada e saída de palco. Não será permitido Reconhecimento de Palco fora do cronograma pré-definido pela curadoria do evento. Juntamente com o Reconhecimento de Palco, o responsável pelo grupo deverá conferir a edição da música de cada coreografia com o técnico sonoplasta, responsável pela sonorização do evento, assim como combinar detalhes da iluminação cênica das suas coreografias com o técnico iluminador responsável.

AS APRESENTAÇÕES
Os grupos e/ou cias de Dança que, porventura, tiverem mais de 12 (doze) coreografias inscritas, necessariamente terão suas apresentações divididas em dois ou três dias. Só será permitido um máximo de 12 (doze) coreografias de um mesmo grupo por noite de Mostra Competitiva por grupo e/ou cia. participante. O uso de cenários fixos não será permitido, nem efeitos especiais de maquinaria, fogos, água e objetos pontiagudos. Cada grupo participante receberá até 5 de junho de 2019 a grade de apresentação e seus respectivos horários.

NÚMERO MÁXIMO DE COREOGRAFIAS
As noites da Mostra Competitiva está programada para até um máximo de 90 (noventa) coreografias concorrentes por noite. Planejamos um número máximo a 280 coreografias nas três noites da Mostra Competitiva.

A ILUMINAÇÃO CÊNICA
A iluminação cênica terá afinação única, com cinco focos fixos, frontal, contraluz e iluminação lateral conforme croqui abaixo:

(Clique na imagem para aumentá-la)

Será permitido que o coreógrafo e/ou o técnico de iluminação de cada grupo repasse informações ao técnico de iluminação cênica do evento durante o transcorrer da coreografia, contribuindo dessa forma para uma melhoria da performance desta. Efeito ESTROBOSCÓPICO só será permitido nas coreografias da modalidade 'Mostra'. Na competição, se usado, poderá prejudicar a coreografia com perda de pontos.
ATENÇÃO: As trilhas sonoras das coreografias concorrentes, já para o reconhecimento de palco, devem ser em mídia eletrônica (Pen Drive), gravadas em MP3, MP4 e/ou outra extensão aceita pelo ambiente Windows, identificadas com o nome da coreografia, do grupo e/ou Cia. de dança. NÃO ESQUEÇAM: MÚSICAS EM PEN DRIVE.

OS JURADOS
Serão quatro (04) profissionais, com ilibada competência e formação superior ligada às danças no Brasil, todos com experiência internacional nas seguintes modalidades: Ballet Clássico / Jazz Dance / Dança Contemporânea / Street Dance / Musical Jazz / Sapateado Irlandês / Sapateado Americano / Folclóricas / Danças Sociais / Flamenco / Danças Afro / Danças Árabes / Danças Populares.

A METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
O festival não terá noites específicas para cada modalidade. Como a Banca de Jurados é composta por especialistas escolhidos com muito critério e única em todas as noites, a apresentação será um mix de modalidades e categorias. Como temos um diferencial de avaliação para cada coreografia, baseado nas especialidades e pesos distintos de cada modalidade, a partir de uma nota emitida pelos jurados, um software analisa e aplica os pesos específicos pré-determinados sem nenhuma ingerência externa, classificando a coreografia de acordo com sua modalidade e categoria. Isso torna a Mostra Competitiva mais dinâmica e agradável. Os quesitos são:

ORGANIZAÇÃO COREOGRÁFICA & CRIATIVIDADE - (Peso 2):
A beleza corporal, visão, precisão, coordenação, flexibilidade, tenacidade, imaginação,   criatividade e expressão será o foco avaliado deste item. 
TÉCNICA & EXPRESSÃO CORPORAL - (Peso 3):
Avalia a forma técnica de se executar movimentos, facilitando a expressão corporal e o desenvolvimento coreográfico.
INTERPRETAÇÃO ARTÍSTICA & HARMONIA - (Peso 3):
Analisa a composição de formas e posições dentro de uma coreografia, avaliando o         relacionamento do bailarino com a sua dança e seu poder de comunicação com o       público.
FIGURINO - (Peso 2):
O figurino é extremamente importante na composição coreográfica das danças. Cada     gênero de dança pede um figurino adequado a ele. Esse quesito vai avaliar se o   figurino é compatível com a dança apresentada.
BOM COMPORTAMENTO - (Peso 1):
Este quesito será analisado pelo conjunto de ações de um grupo ou de um bailarino em relação às normas do festival. Em principio, todas as coreografias são computadas          inicialmente com a nota máxima (10,0 - dez), mas é necessário ressaltar que atitudes e ações de cada grupo e/ou bailarino nos camarins, no palco e no foyer do teatro podem influenciar na nora final deste quesito. 
VALE A PENA SALIENTAR AQUI QUE EXISTIRÃO OLHEIROS NOS CAMARINS, NO FOYER E NA PLATÉIA OBSERVANDO A ORGANIZAÇÃO E COMPORTAMENTO DE CADA GRUPO E CIA. DE DANÇA.
PONTUALIDADE - (Peso 1):
O quesito pontualidade diz que cada grupo e/ou bailarino terá 10 segundos para entrar e se posicionar no palco e 10 segundos para sair. Nesse quesito, as todas coreografias são previamente computadas com a nota  máxima (10,0 - dez), mas é necessário  ressaltar que o palco deve estar limp0 ao final de cada coreografia. Dessa forma, grupos e cias. participantes devem ficar atentos principalmente aos desprendimentos e solturas de adereços ou partes deles usados. Isso poderá eventualmente sujar o palco e com isso, prejudicar a pontuação. Caso isso venha a ocorrer, a Mostra Competitiva Final é interrompida, o palco limpo e o grupo e/ou bailarino que se apresentou anteriormente, penalizado - para cada 15 segundos de atraso, tira-se 1,0  (um) ponto da nota máxima fixada no quesito PONTUALIDADE.

NOTA FINAL:
Além dos quesitos acima, existe ainda um peso diferenciado para cada jurado em sua especialidade. EXEMPLIFICANDO: quando uma coreografia de ballet clássico for julgada, as notas do jurado especialista em ballet clássico terão um peso maior (peso 3,0) sobre as notas dos outros jurados. Isso é feito automaticamente pelo software desenvolvido pela curadoria do festival. E sendo assim, será adotado para cada uma das modalidades, cujos jurados fizerem parte do festival. Quando uma coreografia não tiver especialistas na banca de jurados, ainda assim haverá um jurado determinado como generalista - aquele que tem especialização técnica e experiência em várias modalidades - para avaliar essa coreografia. Como todos os jurados tem formação superior em danças, a avaliação das coreografias ficará  dessa forma isenta de protecionismos com uma análise justa e imparcial. Outro detalhe importante é que uma vez a nota lançada no sistema informatizado, ninguém saberá antecipadamente quais foram os vencedores - nem   os jurados nem a própria Curadoria - uma vez que a listagem é impressa somente  depois a apresentação da última coreografia concorrente. Não há a minima hipótese de interferência externa. Esse sistema é um diferencial de qualidade da Bravo Cultural.

OS COMENTÁRIOS E INTERAÇÃO COM A BANCA DE JURADOS
Os comentários escritos pelos jurados são entregues aos grupos e/ou cias. participantes, durante o intervalo (para coreografias apresentadas na 1ª parte) e no final de cada noite Mostra Competitiva. 

SUPORTE TÉCNICO E PREPARAÇÃO DOS BAILARINOS
Será oferecido Suporte Técnico aos bailarinos e dançarinos do festival nos dias que antecedem a Mostra Competitiva, com Aulas e Ensaios Assistidos por especialistas nas modalidades de Ballet Clássico, Jazz Dance, Dança Contemporânea, Street Dance, Estilo Livre, Sapateado e Danças Árabes.

OS WORKSHOP’S
Serão ministrados workshops (cursos rápidos) aos participantes do festival e aos bailarinos e dançarinos de Ribeirão Preto e região com duração de 1h30 para cada um e vagas limitadas a 30 (trinta) participantes por workshop. Os bailarinos e dançarinos que se apresentarem na Mostra Competitiva estarão isentos de taxas de inscrição. Não inscritos na Mostra Competitiva terão uma taxa de inscrição de R$ 30 reais por workshop.

A PREMIAÇÃO
Para a Mostra Competitiva, será adotado o seguinte critério: 1º lugar - maior média acima de 9,0. 2º lugar - média imediatamente inferior ao 1º lugar, acima de 8,0. 3º lugar - média imediatamente inferior ao 2º lugar, acima de 7,0. Se porventura houver empate na nota final, o desempate será o conjunto de notas dadas pelo jurado especialista da coreografia. A premiação é única e divulgada somente após a apresentação de grupo e/ou cia. de dança convidada na última noite de festival. Os 1ºs, 2ºs e 3ºs lugares serão premiados com troféus personalizados. Todos os 1ºs lugares do RIBEIRÃO INTERNACIONAL DANCE FESTIVAL 2020 estarão selecionados para o SALTO FEST DANCE 2020 - 18º ENCONTRO LATINO AMERICANO DE DANÇAS, ISENTOS DE TAXAS DE INSCRIÇÃO. Os 2ºs e 3ºs lugares também estarão selecionados porem com pagamento da TAXA RELATIVA AO 1º LOTE do referido festival.

Todos os participantes da Mostra Competitiva poderão ser indicados pelos jurados e concorrer às premiações especiais que se indicados pelos jurados irão receber troféus específicos e prêmios em dinheiro, sendo isso válido entre todas as categorias e modalidades competidoras, sendo eles:

       MELHOR CONJUNTO DE OBRAS DO FESTIVAL: R$ 1.000,00 (*) 
       MELHOR CONJUNTO DE OBRAS DA CIDADE: R$ 1.000,00 (*)
       MELHOR BAILARINA: R$ 600,00 (*)
       MELHOR BAILARINO: R$ 600,00(*)
       PRÊMIO CRIATIVIDADE: R$ 500.00 (*)
       PRÊMIO REVELAÇÃO: R$ 500,00 (*)

(*) Os prêmios em dinheiro serão pagos pela comissão de organização, da seguinte forma: 50% em dinheiro no dia útil após a noite de Gala & Premiação,  através de depósito bancário informado pelos ganhadores e 50% em créditos para inscrições futuras em qualquer festival de dança produzido pela Bravo Cultural. Se acaso houver empate em qualquer um dos prêmios especiais, este será igualmente dividido entre os vencedores.

ATENÇÃO: Não será feito o envio posterior de troféus, comentários e/ou certificados. Dessa forma, CONCORRENTES E/OU SEUS REPRESENTANTES DEVERÃO OBRIGATORIAMENTE ESTAR PRESENTES NA GALA DO RIBEIRÃO INTERNACIONAL DANCE FESTIVAL 2020. No caso da premiação em dinheiro, se porventura os ganhadores não estiverem presentes ou representados, o valor será destinado à uma instituição social e assistencial da cidade previamente escolhida.

OS INGRESSOS E SEU LADO SOCIAL
Para a Gala de Abertura e nas noites de Mostra Competitiva, serão disponibilizados ao público em geral, 500 ingressos por noite que terão um custo de R$ 60 reais (inteira), R$ 30 reais (meia entrada) e R$ 30 reais (se comprados antecipadamente até a véspera do espetáculo). BAILARINOS(AS), DANÇARINOS(AS) e APOIO TÉCNICO participantes do festival, devidamente munidos de PULSEIRA PERSONALIZADA ESPECÍFICA DA NOITE EM QUE SE APRESENTAREM E SÓ SERÃO LIBERADOS PARA ASSISTIR SEM O PAGAMENTO DE INGRESSO, SE PORVENTURA, HOUVEREM LUGARES VAGOS NA PLATÉIA. CADA NOITE TERÁ PULSEIRAS DIFERENCIADAS E VÁLIDAS APENAS PARA AQUELA NOITE. Seguindo diretrizes recomendadas pelos Bombeiros, caso a platéia esteja com seus lugares esgotados, não será permitida as suas entradas. As pulseiras terão cores diferenciadas para cada uma das noites de Mostra Competitiva. Na GALA & PREMIAÇÃO todos os bailarinos que participaram da Mostra Competitiva, portando suas pulseiras sem violação, não pagam ingresso. 

O ALOJAMENTO
Será oferecido alojamento simples com banho, aos grupos de outras cidades, que optarem em ficar em Ribeirão Preto DURANTE O EVENTO. Ele será em local a ser definido posteriormente.

A CURADORIA E COORDENAÇÃO
A coordenação artística a cargo de ADRIANA CAMARGO & EDER CARDOSO. Coordenação dos Workshop's por FÁBIO ALCÂNTARA. Coordenação do Suporte Técnico por ADRIANA CAMARGO. Coordenação da Banca de Jurados por EDER CARDOSO & JÉSSICA SÓRIO. Coordenação Administrativa por FÁTIMA SÓRIO. A Curadoria e Direção Geral do RIBEIRÃO INTERNACIONAL DANCE FESTIVAL 2020 fica a cargo de CLAUDINEY BRAVO.

Dúvidas podem ser sanadas pelo celular/whattsApp 11 95795.4545 (Tim).

Ribeirão Preto, dezembro de 2019