Diretor geral e artístico da ‘Faces Ocultas’ Companhia de Danças e diretor geral do Curso de Férias Internacional de Danças. Iniciou seus estudos em dança na cidade de Salto - SP, integrou o Corpo de Baile da Cidade de Salto, com direção geral e artística de Ismael Guiser. Estudou na Escola Municipal de Bailados de São Paulo, nos Estados Unidos, dança moderna e contato/improvisação, aperfeiçoando-se no Brasil nesta modalidade e na transição para a dança contemporânea. Tem peças coreográficas que já foram apresentadas na Alemanha, Canadá, Austrália, Estados Unidos, Uruguai, Paraguai, Chile, China e em diversas cidades e estados brasileiros. Por 5 anos ministrou oficinas na Escuela de Bellas Artes de Asuncion, Paraguay. Também foi premiado como coreógrafo em diversos festivais nacionais e internacionais. Ministrou workshop nas universidades ULBRA (Canoas/RS), UFSCAR (São Carlos/SP), UNICAMP (Campinas/SP), UNISO (Sorocaba/SP) e UERGS (Montenegro/RS). Membro do corpo docente do Seminário Internacional de Dança de Brasília e de muitos outros Festivais nacionais e internacionais. Em 2020 foi premiado em Primeiro lugar no EDITAL PROAC EXPRESSO LEI ALDIR BLANC - PRÊMIO POR HISTÓRICO DE REALIZAÇÃO EM DANÇA e a frente da Faces Ocultas Companhia de Danças recebeu o prêmio ‘COOPERATIVA PAULISTA DE DANÇA - PRÊMIO DENILTO GOMES DE DANÇA 2020 - ATUAÇÃO CONTÍNUA NO INTERIOR PAULISTA’.
Banca de Jurados
A Banca de Avaliação da Mostra Competitiva do Ribeirão Internacional Dance Festival 2022 será composta por quatro profissionais com ilibada competência e de renome no mundo da dança. Todos com formação em danças e muita bagagem nas mais variadas modalidades, o que permitirá uma análise precisa e incentivadora. Serão os responsáveis em avaliar e analisar cada uma das coreografias e também interagir com bailarinos e coreógrafos através de comentários e encontro presenciais. A eles então:
AUDREY DURAN
(Especialidades: Danças Urbanas, Sapateado Americano e Sapateado Irlandês)
Criadora da metodologia “Vocabulário Lúdico do Hip Hop Dance”, baseado no New School Dictionary Mop Top - Elite Force, com o apoio de Buddha Stretch. Método registrado como Obra literária na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Professora, coreógrafa e dançarina,iniciou seus estudos com Ballet Clássico, Jazz, Sapateado Americano, e se especializou em Danças Urbanas, vertente de seu foco de estudos e aprimoramento. Formada em Educação Física (Licenciatura e Bacharel) pela Faculdade Anhanguera - Sorocaba, já participou de várias competições nacionais como bailarina e coreógrafa. Estudou e fez parte da grade de professores da Casa da Dança Tati Sanchis, em São Paulo, tendo como seu mentor, Henrique Bianchini. Em dezembro de 2019 foi jurada em Portugal no evento You Love Dance, e em dezembro de 2020 foi jurada no Festival Norte Dance (on-line), também de Portugal. No Brasil, participa como jurada e professora do Salto Fest Dance e do Ribeirão Internacional Dance Festival. Em 2020 viajou a New York para aperfeiçoar seus estudos nas Danças Urbanas, entrando em contato com profissionais renomados da área. Co-produtora do “Dança e BNCC”, curso on-line, pedagógico de Dança e Educação Física. Ministra palestras e workshops voltados às Danças Urbanas por todo o Brasil.
ADRIANA VILLELA
(Especialidades: Ballet Clássico, Moderno e Neoclássico)
Membro do Conselho Internacional da Dança, Bailarina e Maitre de Ballet Clássico. Foi bailarina da Cia. de Dança Palácio das Artes e do Corpo de Baila do Teatro Municipal do Rio de Janeiro; e também solista nas Cia. Nacional de Bailados, em Portugal e Stadhtheater Krefeld e Augsburg, Alemanha. Diretora e idealizadora do Seminário ArteMinas e do Festival ArteMinas Internacional. Professora e jurada nos festivais do Brasil e no exterior.
(Especialidades: Dança Contemporânea, Folclóricas e Dança Afro)
(Especialidades: Jazz Dance, Musical Jazz, Lyrical Jazz)
Formada em Educação Física pela FEFISO (Sorocaba/SP), pós graduada em Dança e Consciência Corporal pela Gama Filho (São Paulo/SP) e com MBA em Dança - Gestão e Produção Cultural - pela Faculdade Inspirar (Curitiba/PR). Como bailarina e coreógrafa, participou de diversos festivais e workshops de Dança pelo Brasil com grandes nomes da área, além de se especializar na linguagem Jazz com aulas internacionais em Livorno na Itália e Nova York nos Estados Unidos. Produziu e coreografou o projeto de Videodança “Poesia em Movimento”, fez parte do Grupo de Estudos Jazz Dance 2021 dirigido por Marcela Benvegnu. É criadora e host do Podcast “Já Fiz Plié”, disponível no Spotify e YouTube. É diretora artística da Escola de Dança Sintonia Arte & Cultura em Sorocaba.
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O
Ribeirão Internacional Dance Festival 2022 terá seu método de avaliação baseado
em especialidades e pesos distintos para cada modalidade. A partir da nota
emitida pelo jurado, um software analisa cada uma delas adicionando pesos
especificados anteriormente e classificando a coreografia de acordo com sua
modalidade e categoria. Isso permite que a Mostra Competitiva seja um mix de
modalidades e categorias, tornando-a leve e bastante dinâmica. Assim, quatro
especialistas escolhidos com muito critério, vão compor a mesa de jurados e
avaliar cada coreografia nos seguintes quesitos:
ORGANIZAÇÃO COREOGRÁFICA &
CRIATIVIDADE - (Peso 1)
A
beleza corporal, visão, precisão, coordenação, flexibilidade, tenacidade,
imaginação, criatividade e expressão será o foco avaliado deste item.
TÉCNICA - (Peso 3)
Avalia
a forma técnica de se executar movimentos, facilitando a expressão corporal e o
desenvolvimento coreográfico.
INTERPRETAÇÃO ARTÍSTICA & HARMONIA -
(Peso 3)
Analisa
a composição de formas e posições dentro de uma coreografia, avaliando o
relacionamento do bailarino com a sua dança e seu poder de comunicação com o
público.
FIGURINO - (Peso 2)
O
figurino é extremamente importante na composição coreográfica das danças. Cada
gênero de dança pede um figurino adequado a
ele. Esse quesito vai avaliar se o figurino é compatível com a dança
apresentada.
PONTUALIDADE - (Peso 3)
O
quesito pontualidade diz que cada grupo e/ou bailarino terá 10 segundos para
entrar e se posicionar no palco e 10 segundos para sair. Esse procedimento
já foi aplicado pela Bravo Cultural em outros festivais nos últimos cinco
anos e funciona perfeitamente. Em princípio, todas as coreografias terão a nota
máxima mas vale a pena ainda ressaltar que o palco deve estar limpo ao
final de cada uma delas apresentada. Assim sendo, grupos, cias. e
bailarinos, além do tempos, devem tomar muito cuidado principalmente no tocante
aos desprendimentos e solturas de adereços ou partes deles usados nas
coreografias. Isso pode eventualmente sujar o palco e prejudicar a pontuação.
Caso isso venha a ocorrer, a Mostra Competitiva será interrompida, o palco
limpo e o grupo e/ou bailarino penalizado - para cada 15 segundos de interrupção,
tira-se 1,0 (UM) ponto da nota máxima fixada no quesito PONTUALIDADE.
Além
desses quesitos, existe ainda um peso diferenciado para cada jurado em sua
especialidade. Ou seja: quando uma coreografia de ballet clássico for analisada,
as notas do jurado especialista em ballet clássico terá um peso maior (peso
3,0) sobre as notas dos outros jurados. Isso será feito automaticamente pelo
software desenvolvido pela Bravo Cultural. E assim será para cada modalidade,
cujos jurados fizerem parte da banca do festival. Quando uma coreografia
apresentada não tiver especialistas no corpo de jurados, haverá um jurado
generalista - que tem conhecimento necessário e especialização em várias
modalidades. Assim, todas as coreografias terão uma análise justa e
imparcial e
como todos tem formação superior em
danças, a avaliação das coreografias fica isenta de protecionismos e ninguém
saberá antecipadamente quais foram os vencedores. Nem os jurados e nem a
própria Curadoria, uma vez que a listagem só será impressa durante a
apresentação dos grupos convidados na última noite do festival. Os prêmios
de melhor bailarino(a), melhor conjunto de obras apresentadas e prêmio
revelação do festival serão escolhidos diretamente pela banca de jurados, em
consenso colegiado e anunciados após a premiação coletiva.
Todos
os detalhes do Ribeirão Internacional Dance Festival 2020 poderão ser
conferidos em cada página deste site. Ele é uma ferramenta especialmente
desenvolvida para que não fique nenhum questionamento sem solução.
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